Museu do Cartão de Crédito

29/04/2019 - BC lançará sistema de meios de pagamento instantâneo em 2020

Voltar

VALOR 

Por: Sérgio Tauhata 


O presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, confirmou durante evento promovido pela B3 e Eurasia Group, em São Paulo, que a autoridade decidiu acelerar o cronograma de implementação do novo sistema de pagamento instantâneo.

Campos Neto afirmou que no caso “do projeto de meios de pagamentos instantâneo, fizemos uma reunião ontem e decidimos antecipar o projeto para 2020, vamos lançar em 2020”.

O BC montou um grupo de trabalho que definiu no fim do ano passado os requisitos para a implantação do sistema. A previsão era de que o modelo começasse a funcionar no ano que vem, mas passasse a operar de forma plena apenas em 2021.

O pagamento instantâneo, em que as liquidações acontecem em tempo real, representará uma alternativa mais barata para os comerciantes, principalmente os micro e pequenos empreendedores, pois dispensará o uso das maquininhas. A ideia é que os pagamentos sejam feitos por meio de QR Code. Os recursos da compra entrarão na conta do fornecedor em tempo real, independentemente da hora e dia em que for feito o pagamento.

O BC planeja criar e operar uma infraestrutura que fará a liquidação dos pagamentos eletrônicos em tempo real no país. O modelo em estudo pelo órgão regulador prevê o desenvolvimento de um ecossistema que permita a transferência de dinheiro entre pessoas, empresas e governo sem restrição de horário, origem ou destino dos recursos, mesmo que a operação ocorra, por exemplo, no fim de semana.

No sistema atual, não há liquidação de transferências fora do horário comercial. No novo sistema, o BC pretende que toda a transação seja concluída em, no máximo, 20 segundos.

 

Newsletter

Preencha os campos abaixo e receba nossas notícias:

Rua Visconde do Rio Branco, 1488 - 18º andar - Centro - Curitiba/PR

Contato
Telefone Logo

2020 Museu do Cartão - Todos os direitos reservados