Museu do Cartão de Crédito

25/02/2019 - O som do futuro

Voltar

FINANCIAL TIMES 

Com as compras de voz atingindo US $ 40 bilhões em 2022, o vídeo não matou a estrela de rádio - ele só mudou com os tempos.

O áudio nunca foi mais relevante. O Google Home, o Amazon Echo e outros palestrantes inteligentes já faturam US $ 2 bilhões por ano apenas para as economias dos EUA e do Reino Unido - um número que deve explodir.

Em outubro, a gigante do varejo on-line ASOS introduziu um serviço dedicado de compra de voz no Google Assistente - um desenvolvimento que marcou um ponto de virada no fenômeno.

O panorama em constante mudança significa que as empresas precisam agir agora para proteger - e aumentar - suas marcas.

"O áudio faz as pessoas sentirem as coisas, e é isso que faz dele um meio tão poderoso para as marcas", disse Matt Lieber, co-fundador e presidente da Gimlet Media.

“Com a explosão de podcasts, streaming de música e alto-falantes inteligentes, uma estratégia de áudio não é mais uma 'boa para ter' para as marcas. É uma necessidade.

“Uma identidade sonora - o cartão de chamada de áudio para uma marca - é agora tão importante quanto a identidade visual da marca”.

O valor do som foi estabelecido por muitos anos. Em 1995, Brian Eno, o lendário produtor musical, criou o som inicial para o Microsoft Windows e chegou a bilhões de lares em todo o mundo.

Antes disso, a fanfarra da 20th Century Fox estabeleceu o status de “nome da família”, enquanto o jingle “I'm Lovin 'It”, do McDonalds, é quase tão onipresente quanto.

E a evolução continua. Esta semana, a Mastercard anunciou sua própria marca sonora, criando um burburinho na indústria musical em torno do que é ostensivamente um empreendimento comercial.

"O som acrescenta uma nova dimensão poderosa à nossa identidade de marca e um componente crítico para como as pessoas reconhecem a empresa hoje e no futuro", diz Raja Rajamannar, diretor de marketing e comunicações da empresa.

“Estabelecemos uma meta ambiciosa para produzir a arquitetura de marca de áudio mais avançada já criada. O "Sound of Mastercard" é construído em torno de uma melodia consistente que é distinta e autêntica, mas adaptável globalmente e através de gêneros. A partir desse ponto de partida, também criamos um logotipo musical ou mogo e um som de aceitação, que impulsiona a identificação de áudio de forma consistente em todos os pontos de contato com nossa marca e negócios ”.

As marcas Sonic atingiram um novo nível de sofisticação no século 21, variando de partituras e toques musicais a sons de aceitação de ponto de venda.

Outro desafio para as marcas internacionais é criar um som que ressoe em escala global. Diferentes texturas sonoras são conhecidas por agradar os ouvidos daqueles de várias origens culturais, então como isso pode ser superado?

No caso da Mastercard, isso implicava recrutar uma gama de artistas de diferentes gêneros para estabelecer um equilíbrio cuidadosamente nuançado.

Como um dos principais participantes, Mike Shinoda da banda de rock Linkin Park diz: “O que eu mais amo na melodia é o quão flexível e adaptável ela é entre gêneros e culturas. É ótimo ver uma grande marca se expressando através da música para fortalecer sua conexão com as pessoas ”.

À medida que o fenômeno da marca sonora cresce, uma série de empresas se abre para fornecer serviços de consultoria, desde equipamentos globais como a Massive Music até os especialistas franceses - e veteranos da indústria - Sixième Son.

Neste mercado lotado, vale a pena se destacar. Qual é, presumivelmente, porque a empresa de serviços financeiros deu o passo inovador de lançar sua própria marca sonora em um “Sensory Lab” especialmente projetado no Grammy Awards na Califórnia.

Em seguida: o BRIT Awards em Londres. Em uma época em que a música nunca esteve mais acessível e disponível para os fãs - pense no Spotify e no Apple Music - o som oferece uma oportunidade de ouro para as empresas se envolverem com os clientes em um nível diferente.

Com tal imperativo comercial em um mundo interconectado sem precedentes, podemos certamente esperar muito mais nos próximos anos.

 

Newsletter

Preencha os campos abaixo e receba nossas notícias:

Rua Visconde do Rio Branco, 1488 - 18º andar - Centro - Curitiba/PR

Contato
Telefone Logo

2020 Museu do Cartão - Todos os direitos reservados