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18/07/2018 - Itaú entra no mercado de venda de maquininhas de cartão, com Credicard

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Por: Nathália Larghi  


A exemplo do que fizeram Cielo e Getnet, a Rede - credenciadora do Itaú Unibanco - também vai entrar no mercado de venda de maquininhas de cartão. O negócio, no entanto, vai usar a marca Credicard, que funcionará como um braço da Rede. A ideia é atender pequenos empreendedores e prestadores de serviços, público antes só atendido pela PagSeguro. O negócio terá a parceria da First Data como prestadora do serviço de liquidação.

A Rede, no entanto, não acredita que vá tirar clientes das concorrentes, mas atrair aqueles lojistas que ainda não aceitam cartão. "Devem vir clientes novos, em vez de migrações. Nosso objetivo é olhar segmento que não operávamos, que tem penetração aquém do seu pleno funcionamento", afirma Marcos Magalhães, presidente da companhia.

De acordo com cálculos da Rede, o mercado de credenciamento de cartão para os micro e pequenos empreendedores deve movimentar R$ 350 bilhões por ano e apenas 20% está sendo explorado, o que mostra o potencial desse segmento.

O próprio uso da marca Credicard, segundo Magalhães, é uma estratégia para atrair o novo público. "Ela vem com um viés mais moderno, mais jovem. Para esse público que almejamos a oferta de adquirência, a marca Credicard desponta como relevante", diz. Ele explica que o lançamento também não tem o objetivo de recuperar a participação de mercado perdida pela Rede nos últimos anos, justamente por ter foco em outros tipos de clientes.

"A perda de share que observamos não é para esse segmento. Isso aqui não é uma estratégia de complemento ou recuperação de clientes, porque eles nunca estiveram na oferta da Rede. Isso aqui é, através da leitura e conhecimento da dinâmica de mercado, com toda tranquilidade e humildade, ver que um segmento novo, emergente, se tornou muito material e ainda muito subpenetrado e queremos operar nesse segmento novo", afirmou o executivo.

A maquininha principal, chamada de Pop Credicard, será vendida por 12 parcelas de R$ 29,90. As operações de débito terão taxa de 1,99% sobre o valor das vendas, e as transações de crédito à vista, taxa de 3,98%, com recebimento em um dia útil e até dois dias úteis, respectivamente, o que é o principal benefício.

Além da Pop Credicard, que começa a ser distribuída no modelo de venda pela Rede, o Itaú lançará também a Mega Pop Credicard, que terá bobina para impressão do comprovante de vendas, e a Mini Pop Credicard, que será uma opção mais barata que vai funcionar conectada ao celular via bluetooth. Os preços das duas opções, no entanto, não foram determinados ainda.

Inicialmente, os pagamentos aos lojistas podem acontecer em conta corrente ou conta poupança, mas Magalhães não descarta que, no futuro, contas de pagamentos também sejam incluídas.

A empresa espera colocar no mercado de 100 mil a 150 mil maquininhas até o final deste ano e capturar aproximadamente R$ 1 bilhão em pagamentos. 

A Pop Credicard pode ser solicitada a partir desta sexta-feira (20). Segundo Magalhães, a Rede fará uso "indubitavelmente da mídia" para anunciar a maquininha, que terá como principal alvo os micro e pequenos empreendedores e prestadores de serviços. A marca terá a cantora Ivete Sangalo como garota-propaganda.

 

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