Museu do Cartão de Crédito

25/08/2017 - BC dá mais prazo para cartões terem liquidação centralizada

Voltar

VALOR
Por: Eduardo Campos 


O Banco Central (BC) fixou, nesta quarta-feira (23), o prazo final em 30 de outubro para a conclusão da primeira fase da liquidação centralizada dos arranjos de pagamentos, como cartões de crédito e débito. A data inicialmente prevista era 4 de setembro.

Essa extensão de prazo visa reforçar as ações de segurança, buscando uma boa transição para o novo modelo. O BC diz, ainda, que vem acompanhando de perto a evolução do processo para implantação da liquidação centralizada de cartões, que representará um importante marco de evolução no sistema de pagamentos de varejo no Brasil.

"Embora esteja em estágio avançado de evolução, o cronograma necessita adequação, em razão da complexidade do projeto, para realização de testes específicos visando a segurança do processo de migração para a nova sistemática", diz o BC em nota.

Ainda, segundo o BC, o novo prazo incorpora compromisso firme dos agentes envolvidos em finalizar as ações necessárias para a implantação segura da primeira fase da liquidação centralizada, na nova data limite.

Em recente entrevista à newsletter "Conexão Real", do próprio BC, o diretor de Política Monetária, Reinaldo Le Grazie, explicou que, ao centralizar a liquidação das transações de pagamento em um ente neutro, elimina-se a necessidade de cada participante estabelecer conexão a vários sistemas de liquidação, reduzindo custos e proporcionando um ambiente mais competitivo, inclusive no que se refere ao mercado de credenciamento.

"Como consequência, espera-se melhores serviços e menores preços, em especial para os usuários finais, além de maior robustez do sistema de pagamentos", explicou na ocasião.

Os chamados "marketplaces", seguem com prazo diferenciado já dado pelo BC. A adesão total desses participantes só se dará em setembro de 2018.
 

Newsletter

Preencha os campos abaixo e receba nossas notícias:

Rua Visconde do Rio Branco, 1488 - 18º andar - Centro - Curitiba/PR

Contato
Telefone Logo

2020 Museu do Cartão - Todos os direitos reservados