Museu do Cartão de Crédito

31/07/2017 - Desigualdade entre regiões reduz acesso a cartão de crédito

Voltar

Flavia Lima | São Paulo | Folha de S. Paulo

Se você se desacostumou de levar dinheiro na carteira, é bem provável que more numa região de renda mais alta. Estados com maior renda per capita são também aqueles com o maior número de maquininhas de cartões, mostra estudo da consultoria especializada em varejo financeiro Boanerges e Cia.

A diferença entre as regiões é grande. Em lugares como o Distrito Federal, com 37,9 maquininhas por mil habitantes, São Paulo (37,5) e Rio Grande do Sul (33,9), os números se aproximam da média de países desenvolvidos como o Canadá (36,3) e a Austrália (40), de acordo com o estudo da consultoria.

No outro extremo, o Maranhão, Estado com a menor renda per capita do país, tem também a menor cobertura de cartões (7,7 maquininhas por mil habitantes), seguido pelo Piauí (9). O nível é próximo do do México e da África do Sul.

O maior atendimento bancário nas regiões mais ricas e o consumo mais alto explicam a diferença observada.

Os custos que envolvem a aceitação de cartão, como o aluguel da máquina e a taxa paga pelo lojista à credenciadora de cartão a cada compra realizada, também são barreiras à popularização do meio eletrônico de pagamento.

Vitor França, responsável pelo estudo, lembra que as vantagens do acesso maior aos cartões vão da segurança de não precisar carregar dinheiro à redução dos custos com a emissão da moeda.

O uso do plástico também facilita a fiscalização do comércio, o que reduz a sonegação e eleva a arrecadação.

Segundo França, uma maior competição poderia estimular a expansão dessa cobertura em um setor que hoje é dominado por Cielo, credenciadora do Bradesco e do Banco do Brasil, Rede, do Itaú, e GetNet, do Santander.

A cada compra com cartão, o lojista paga uma taxa –chamada taxa de desconto– à credenciadora do cartão, ou seja, a dona da maquininha.

Uma concorrência maior, diz França, poderia reduzir essa taxa, ajudando a espalhar mais maquininhas por regiões menos favorecidas.

Por outro lado, mudança recente na cobrança do ISS (Imposto sobre Serviços), cuja alíquota agora tem um piso de 2%, poderá elevar custos que serão repassados aos lojistas, dificultando a cobertura em áreas mais pobres.

Embora o número de maquininhas tenha caído no ano passado, pela primeira vez desde 2008, o volume de compras com cartões de crédito e débito aumentou. O total de compras atingiu 27,5% do consumo das famílias em 2016, ante 27,1% em 2015.

O fim da exclusividade entre algumas bandeiras e maquininhas, como Elo e Cielo, acabou com a necessidade de ter várias máquinas para aceitar vários cartões e explica a aparente contradição.

Newsletter

Preencha os campos abaixo e receba nossas notícias:

Rua Visconde do Rio Branco, 1488 - 18º andar - Centro - Curitiba/PR

Contato
Telefone Logo

2020 Museu do Cartão - Todos os direitos reservados