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24/03/2017 - Cartões atraem com benefícios exclusivos

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Por Françoise Terzian | Para o Valor, de São Paulo

Um grupo de 172 mil brasileiros com mais de US$ 1 milhão na conta, segundo o Global Wealth Report, relatório anual sobre fortunas elaborado pelo Credit Suisse, tem sustentado a demanda por serviços financeiros diferenciados.

"Apesar de o país estar passando por um momento difícil, tivemos um crescimento contínuo em todos os públicos do nosso portfólio, incluindo o de alta renda, que valoriza benefícios agregados ao cartão como os programas de fidelização, seguros, valets em centros comerciais ou restaurantes, dentre outras vantagens", afirma Rodrigo Cury, superintendente-executivo de cartões do Santander.

Na média, o público de alta renda tem de dois a três cartões e paga tudo com eles. Das compras da farmácia às viagens, chegando a efetuar o pagamento do carro zero com o plástico. Até uma parcela importante de um imóvel, em montante bastante expressivo, já foi paga com cartão, conta Cesario Narihito Nakamura, diretor da Bradesco Cartões.

Em uma operação dessas, só com acúmulo de pontos, o cliente já ganha uma bela viagem. Para atender a alta renda, o Bradesco trabalha com Visa, Mastercard e Amex. Nessa última, não há limite pré-estabelecido para gastos.

Hoje, na média, o mercado trabalha com cartões de crédito com anuidade de R$ 1,2 mil, renda mínima de R$ 15 mil e aceitação de novos entrantes apenas quando convidados pelas instituições financeiras.

Se o mercado de cartões de crédito cresce 7% ao ano, Nakamura garante que o de plástico voltado aos mais ricos avança além desse percentual. "Ele cresce acima de dois dígitos. Claro que, se comparado aos outros anos de economia mais pujante, deu uma arrefecida, mas continua crescendo."

Já na Visa, como observa a diretora de produtos para o consumidor Maria Regina Botter, a alta renda busca as melhores marcas e referências. Ou seja, não é quantidade, mas qualidade. "Ela quer experiência nas viagens e nos hábitos de compra. É por isso que, durante a Black Friday, a Visa oferece uma experiência de compra em horário prévio à abertura das lojas."

Outra vantagem que esse público aprecia, aponta Maria Regina, é o valet gratuito em shoppings e facilidades como o acompanhamento do pedido nos restaurantes e pagamento da conta com Visa Checkout, em uma parceria com o Restorando.

De olho nos mais abastados, os bancos têm produtos variados, a exemplo do Santander Unlimited, o produto mais exclusivo da instituição com limite dinâmico que acompanha o comportamento de compras do cliente e promete uma das conversões mais altas de pontos do mercado. Os pontos desse cartão, garante Cury, não expiram e o cliente possui acesso a mais de 1.000 salas vips.

O Itaú e a Multiplus lançaram recentemente seu primeiro cartão de crédito co-branded, oferecido em cinco versões, sendo que a mais sofisticada chama-se Multiplus Itaucard Black. Para ter esse plástico nas mãos, é exigida uma renda mínima de R$ 15 mil e anuidade de R$ 1,2 mil.

Segundo Michele Vita, superintendente da área de cartões do Itaú Unibanco, a versão Multiplus Itaucard Black chamou tanta atenção desse consumidor de nicho que já tem fila de espera. "Não abro números, mas posso te dizer que a busca nos surpreendeu." Mas para ter o novo cartão na versão Black, é preciso receber um convite.

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