Museu do Cartão de Crédito

07/10/2014 - Coutinho, do Santander, assume GetNet

Voltar

Por Carolina Mandl | De São Paulo | Valor Econômico

Depois de assumir o controle da GetNet em julho, o Santander Brasil decidiu mudar o comando da empresa de cartão. Pedro Coutinho, que até o começo deste mês era vice-presidente de desenvolvimento de novos negócios do banco, assumirá a presidência da companhia gaúcha especializada na captura de transações com cartões, segundo o Valor apurou.

Em um negócio anunciado em abril, o Santander pagou R$ 1,1 bilhão para ser dono de 88,5% da GetNet. Antes, Santander e GetNet tinham apenas uma joint venture, sendo que cada sócio tinha 50% de participação de uma empresa de captura de pagamento eletrônico no varejo.

Hoje, a GetNet é comandada por José Renato Hopf, executivo que, ao lado de Ernesto Correa da Silva, criou a empresa de captura de cartões. Ambos permanecem como acionistas da GetNet.

Com o controle da companhia, o Santander quer se tornar mais competitivo na disputa com as duas maiores empresas do setor, Cielo e Rede (ex-Redecard), principalmente no atendimento às grandes varejistas, que trazem escala à operação.

Desde 1997 no Santander, Coutinho era vice-presidente de rede até o começo deste ano. Em janeiro, assumiu a recém-criada vice-presidência de desenvolvimento de novos negócios, onde já era responsável indiretamente pela GetNet. Também tinha sob seu comando as áreas de agronegócio e de crédito consignado.

Em entrevista ao Valor em maio deste ano, Jesús Maria Zabalza Lotina, presidente do Santander Brasil, afirmou que essa recém-criada área tem como objetivo desenvolver negócios nos quais o banco queira "crescer de maneira rápida e não-orgânica".

Além da aquisição da GetNet, o Santander anunciou no fim de julho uma parceria com o banco Bonsucesso para buscar a expansão no crédito consignado.

Com a saída de Coutinho, a área de novos negócios fica com o espanhol Oscar Rodrigues Herrero, que era vice-presidente de riscos de crédito e de mercado do Santander. Esse lugar, por sua vez, foi assumido pelo também espanhol Antonio Pardo de Santayana Montes, que era responsável pela área de recuperação de créditos do banco.

Newsletter

Preencha os campos abaixo e receba nossas notícias:

Rua Visconde do Rio Branco, 1488 - 18º andar - Centro - Curitiba/PR

Contato
Telefone Logo

2020 Museu do Cartão - Todos os direitos reservados