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04/08/2014 - Sorocred sai em busca de novos parceiros

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Por Felipe Marques | De São Paulo | Valor Econômico

A marca regional de cartões Sorocred, do interior de São Paulo, vem selando novas alianças para diversificar seu portfólio de produtos e aumentar sua rede de distribuição. A Sorovale, área do grupo responsável por produtos de benefícios para empresas, firmou parceria com a Geração Futuro, consultoria de investimentos do Brasil Plural, que permitirá a venda de produtos de investimento via um cartão. A Sorocred também se uniu a Nipoflex, promotora de crédito especializada em consignado, para levar os cartões da marca a novas regiões do país.

A aliança com a Geração Futuro tem como objetivo criar um diferencial para o cartão de adiantamento salarial da Sorovale - um produto financeiro que imita o "vale" que as empresas costumam pagar aos seus empregados. Com o cartão, chamado de Pague Certo, a Sorovale adianta para o funcionário até 30% da renda mensal e o que ele gastar é descontado direto na folha. Toda vez que usar a linha, o funcionário paga R$ 4,99.

Agora, além de gastar esse adiantamento no varejo, vai poder aplicá-lo em um fundo de renda fixa da Geração, com meta acima de 90% do CDI. Para poder aplicar, o portador precisará de uma conta na Geração Futuro. O fundo cobra uma taxa de administração de 1,2% ao ano. Vale lembrar, porém, que em valores pequenos, a combinação entre a taxa de administração do fundo e a tarifa fixa para adiantar o salário (os R$ 4,99) podem diminuir consideravelmente a atratividade da aplicação.

Apenas para fins de comparação, dados da Anbima, associação do mercado de capitais, mostram que os fundos referenciados em DI tiveram um retorno médio de 101,7% do CDI neste ano. A taxa média de administração desse tipo de fundo foi de 1,14% ao ano, sendo que, em fundos com aplicação mínima inferior a R$ 1 mil, essa taxa média pula para 3,28%.

"É uma forma de diminuir o custo de oportunidade de poupar", afirma o sócio-diretor da Geração Futuro, Eduardo Moreira. A lógica é que, se o funcionário deixar para receber só no fim do mês, ele "perde" um rendimento que poderia ter naquele período se adiantasse o salário e o aplicasse no fundo. Ele espera que espera que, dos 30% que o funcionário pode adiantar, ele aplique pelo menos 10%.

A meta dos dois é ter, em cinco anos, 1 milhão de cartões com aplicações. Hoje, a Sorovale tem 200 mil cartões de crédito salarial ativos e 3 mil empresas clientes. "O objetivo é aumentar a utilização do Pague Certo", diz Giovanni Santini, diretor presidente da Sorovale.

O Grupo Sorocred, do qual a Sorovale faz parte, registrou receita líquida de R$ 1,5 bilhão no ano passado. Metade desse valor vem da tradicional operação de cartão de crédito da bandeira regional. Além da empresa de benefícios, o grupo tem uma financeira. A empresa tem 5 milhões de cartões emitidos, sendo que 40% da base é ativa, ou seja, fez compra recente.

Ao mesmo tempo em que tenta inovar em produtos, a Sorocred trabalha em expandir de sua rede de distribuição. A bandeira regional tem hoje dois milhões de cartões ativos, concentrados no interior de São Paulo. Tanto que firmou parceria com a Nipoflex, um correspondente bancário com cerca de 200 lojas, para distribuição de seus cartões. A Nipoflex, que tem no crédito consignado sua principal fonte de receitas, atua no Acre, em Rondônia e no interior de São Paulo, Minas Gerais e Paraná. A meta é, em três anos, distribuir 1 milhão de cartões no canal.

"A busca de canais de distribuição alternativos ao varejo é um dos pilares da empresa para 2014", afirma Marcela Vertuan, diretora de cartões da Sorocred.

A Sorocred também fechou parceria com o PagSeguro, do Uol, um facilitador de pagamentos que atua no comércio eletrônico. Com isso, cartões da marca passam a ser aceitos nas 300 mil lojas virtuais filiadas ao PagSeguro.

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